Dicas para escolher as cadeiras para sala de jantar

A área de refeições de uma casa precisa ser bem projetada. Sua ambientação deve começar pela mesa e a escolher das cadeiras.

6 de março de 2019

Escolha as cadeiras certas e deixe a sala de jantar perfeita!

Poder se sentar em frente a uma mesa farta, com boa comida e bebida, é uma verdadeira benção.

O momento em que as famílias e os amigos se reúnem para compartilhar uma refeição é algo mágico, que deve ser guardado com carinho na memória.

Por isso é que os decoradores se dedicam tanto para entregar aos clientes projetos cada vez melhores, mais bonitos e funcionais, de ambientes tipo sala de jantar.

Fabiana Montandon e Isabela Basques

Como é compor uma linda sala de jantar

Certamente, não se pode ter uma sala de jantar completa sem uma mesa e cadeiras. Estes móveis serão o centro de toda a organização do ambiente. Tudo ao redor vai ser determinado pela escolha destas peças.

O lustre no teto até poderá ser o ponto focal principal da decoração, mas é para os itens abaixo dele que os olhos dos observadores se voltarão no momento de ceia.

Daniel Tesser Arquitetura e Rodrigo Maia

Claro que estas mobílias, mesa e cadeiras, precisarão ser ergonomicamente adequadas, para fazer com que todos se sintam bem no momento da refeição. Mas, além de confortáveis, elas deverão ser também resistentes e lindas.

E por falar nisso, é o estilo delas que determinará como serão os demais elementos da sala, como o balcão buffet, o aparador, a cristaleira e mais.

Juliana Perissinotto

Os vários modelos de mesas de jantar e seu número de cadeiras

A decoração de uma sala de jantar basicamente se resume a linhas convergentes que saem de muitos lugares para se dirigem a um só. Cadeiras, por exemplo, são colocadas em torno de uma mesa.

E, assim, todas as pessoas ali presentes inevitavelmente acabarão tendo suas atenções tomadas para um ponto em comum, o centro da mesa. E por conta dessa força poderosa, irão interagir melhor.

Studio GPPA – Gustavo Paschoalim e Paulo Azevedo

Bem, essa incrível união pode ser obtida com quase qualquer formato de mesa – redonda, quadrada, retangular e até triangular. A dimensão do móvel vai depender do tamanho da sala.

E o número de cadeiras de suas medidas e suporte. Mesas com pés centrais costumam permitir um número maior de assentos, além de ocupar menos espaço – ao redor do conjunto deve haver uma circulação livre de pelo menos 1m.

Meu Móvel de Madeira

O modelo certo de cadeira para cada mesa de jantar

Modelos de mesa de jantar com visual clássico normalmente combinam com cadeiras de encosto alto. Já as de visual moderno, com cadeiras de encosto baixo.

Marcelo Rosset Arquitetura

Certas decorações modernas ainda permitem que se faça uma curiosa combinação de peças de várias alturas.

E nas mais sofisticadas é comum ver uma cadeira em cada extremidade do conjunto, com estampas e formato diferenciado – talvez braços, tipo poltrona.

Vanja Maia

Hoje em dia, não existem limites para a criatividade dos projetistas. Sua sabedoria mostra que tudo pode combinar, basta muito estudo e dose de bom senso.

Às vezes uma peça antiga ao lado de uma nova pode gerar um grupo decorativo bastante interessante. Todo o móvel tem chance de receber alto valor quando se trata de design de interiores, incluindo quando na sala de jantar.

Leandra Saldanha e Buji Decoração Reuso

Uma cadeira simples, facilmente adquirira em qualquer loja barata de artesanato, se revestida com as tintas e os tecidos certos pode ficar formidável. Essa opção é ótima para quem quer deixar a casa mais charmosa sem gastar muito.

Mas quem pode investir mais pode pontuar o conjunto com peças mais sofisticadas – tipo as cadeiras Tulipa, Panton, DSW Eames. Cabe a escolha de cada um!

Patricia Kolanian Pasquini e Ana Paula Briza

O que o decorador mais deve se atentar na hora de escolher o modelo ideal de cadeira para sala de jantar é mesmo quanto ao conforto.

A forma como as cadeiras apoiam as costas das pessoas. Se elas ficam adequadas à altura da mesa. E se sua imagem não destoa ou compete com os demais elementos de design ao redor, tipo o lustre. Como sempre, harmonia é tudo!

Patrícia Azoni e A1 Arquitetura

Agora é a sua vez de tomar a decisão! Avalie a sua casa, comece escolhendo os modelos certos de mesa e cadeiras para sala de jantar. Inspire-se em nossa seleção de imagens!

Essas dicas para escolher cadeiras para a sala de jantar foram criadas pela equipe Viva Decora.