Cabeceiras para cama box: escolha a perfeita para seu quarto

Cama box às vezes vem sem cabeceira. Mas, você pode mandar fazer ou comprar uma peça dessas separadamente. Veja exemplos para o seu quarto!

22 de maio de 2019

Cama box é um tipo de cama bastante requisitados nos dias de hoje. Ela não possui muitos detalhes estéticos. Contudo, apresenta grandes vantagens para os usuários, como mais conforto e otimização do espaço do quarto.

Mas algo que não agrada muita gente é que diferente dos modelos de cama convencionais, a cama box não vem com cabeceira. Só que tem jeitos de contornar esse problema!

Cama box, com travesseiros claros e cabeceira branca

Por que a cama precisa de cabeceira?

Você pode estar se perguntando se há mesmo a necessidade de se ter uma cabeceira acompanhando a cama no quarto. Pois bem, na verdade não existe nenhuma regra de decoração que diga mesmo que isso é necessário.

Porém, os arquitetos e designers de interiores recomendam. Eles pensam que é, sim, melhor manter uma peça dessas no projeto. Mas, por quê?

Cama box com roupa de cama clara e cabeceira de madeira

Bem, tudo tem a ver com a função da cabeceira! Ela serviria para vários propósitos. Primeiro, proteger os usuários do contato com a parede fria – já que isso poderia lhes gerar sérios problemas de saúde, como gripes e resfriados.

Também proteger a própria parede desse contato. Gorduras e poeira depositadas na pele humana fariam a superfície ficar suja. Fora que a própria cama pode bater em algum momento nela, danificando-a.

Cama box com travesseiros coloridos e cabeceira cinza.

Roberta Devisate

Agora, a cabeceira não serve apenas para proteger a cama. Em alguns projetos de decoração, essa peça é utilizada para destacar um ponto focal – no caso, a própria cama.

Ela também serviria para preencher a parede principal do cômodo e ligar todas as peças menores presentes nessa distância, de um lado a outro. Muitas vezes o design desta peça é, justamente, o que determina o estilo de decoração imposto em todo o restante no quarto.

Cama box, iluminada, com roupa de cama verde militar e cabeceira cinza.

Anna Maya & Anderson Schussler

Como as camas box são vendidas no mercado?

Camas box são diferentes em em muitos aspectos, além das cabeceiras, das camas tradicionais. Pra começar, não possuem estrado! Na verdade, elas vêm com uma base para o colchão suportada por pés e rodízios.

Poucas vezes, todas as peças de seu conjunto são vendidas juntas. Mas, é possível que, em alguns casos, as lojas de móveis ofereçam um pacote de ‘base, colchão mais a cabeceira para cama box’ completo.

Cama box com roupa de cama clara e cabeceira cinza.


Sandra Pompermayer

Opções de cama box com cabeceira

Analisando rapidamente algumas imagens na internet, é possível perceber que, atualmente, no mercado, há praticamente dois modelos de cabeceiras para cama box sendo vendidos.

Existem as peças feitas em MDF e também as peças revestidas em tecido – as tais “almofadadas”. Ambas podem vir da mesma largura da cama ou mais compridas, sendo na mesma cor e textura dos criados-mudos oferecidos pelo fabricante.

Cama box, com roupa de cama clara, travesseiro bordô e cabeceira cinza.

Box 14

Como pensar uma cabeceira para cama box?

Pensar em cabeceiras para cama box não é uma coisa muito difícil de fazer. Citando novamente, uma vantagens desse tipo de cama é a otimização da área do quarto.

Ou seja, não faz sentido que a estrutura por trás do colchão seja muito espessa. Geralmente, as cabeceiras de cama box possuem um design bem simples, sendo apenas uma placa reta sem nenhum ornamento ou detalhe marcante.

Mas, pode-se comprar ou mandar fazer outros modelos diferentes de cabeceira para acompanhar a cama box. Muito do seu formato ou dimensões será definido pelo tipo de colchão que acompanhará – de casal ou solteiro – e pela estratégia estética sugerida pelo arquiteto ou designer de interiores.

O que se pode dizer, é possível ter cabeceiras de muitos materiais, tamanhos, cores e acabamentos. Para a sua casa, a escolha será sua!

Cama box, com roupa de cama cinza e cabeceira.

Renata Basques

Cabeceira para cama box de casal

Cabeceiras para cama box de casal são mais simples. Basicamente, na maioria das vezes, são só chapas planas de MDF com algum tamponamento liso ou texturizado.

Mas, elas também podem ser peça revestidas com algum tecido, apresentado uma costura bem marcada, tipo capitonê, detalhes feitos com botões e strass. Ou ainda serem feitas em material reciclado, como pallets, portas e janelas velhas.

Cama box, com roupa de cama clara, travesseiros verdes e cabeceira de madeira.

Jaqueline Frauches

Geralmente, as cabeceiras de cama box de casal costumam cobrir só a largura da cama. Sua altura é estreita. Porém, elas são instaladas a um nível em que possam proteger parte do colchão mais a região de contato dos travesseiros com a parede – onde ficariam as cabeças dos usuários.

Mas é possível também fazer uma cabeceira mais imponente, que vá até o teto, tendo as laterais marcadas por espelhos ou armários.

Cama de box, com roupa de cama azul marinho e cabeceira cinza.

Espaço do Traço Arquitetura

Cabeceira para cama box de solteiro

Por fim, deve-se destacar as cabeceiras para cama box de solteiro. É preciso falar separadamente sobre elas. No geral, são muito semelhantes às cabeceiras para cama box de casal.

Só que, para melhor proteger as crianças, a maioria é revestida de espuma e tecido. E alguns modelos, inclusive, fazem uma dobra, protegendo não só a região da cabeça como também do corpo – como se fosse um “L”.

Cama box com roupa de cama cinza, travesseiros vermelhos e cabeceira listrada.

Joana Deicke Maria Manoela Bento Pereira

Pois bem, agora que você já recebeu tantas informações, reflita mais sobre a decoração de sua casa. Você gostaria de ter uma cama box?

Caso sim, qual o modelo de cabeceira você acha que combinaria com a decoração de seu quarto. Reveja as imagens deste texto como fonte de inspiração. Depois, responda estas perguntas para si mesmo!

Estas dicas para escolher cabeceira pra cama bor goram criadas pela equipe Viva Decora.