Ar condicionado também se usa no inverno

Um dos maiores desafios da arquitetura é conseguir controlar a temperatura dos interiores das edificações. Ainda bem que existem muitas tecnologias já desenvolvidas que ajudam neste sentido.

23 de outubro de 2019

Um dos maiores desafios da arquitetura é conseguir controlar a temperatura dos interiores das edificações. Ainda bem que existem muitas tecnologias já desenvolvidas que ajudam neste sentido. 

Algumas alternativas se baseiam em soluções naturais e outras em soluções mecânicas. O ar condicionado é um exemplo de aparelho que é capaz de deixar os ambientes mais confortáveis e agradáveis. Saiba mais.

RBP Arquitetura e Interiores

As novas tecnologias para climatização de ambientes

O Brasil é um país com um território bastante extenso. Suas regiões apresentam grandes diferenças de temperatura. 

O mercado, portanto, precisa se preparar para atender aqueles clientes que necessitam se proteger tanto do calor quanto do frio excessivos. E, em ambos os casos, as pessoas podem recorrer aos aparelhos de ar condicionado. Mas isto é o tipo de coisa que poucos sabem.

Sim, ar condicionados não servem apenas para refrescar os ambientes. Este aparelho também pode ser capaz aquecê-los, vai depender do modelo. Alguns fabricantes estiveram preocupados em desenvolver uma tecnologia que atendesse às mudanças climáticas e desenvolveram várias funções diferentes para os seus produtos. Então, hoje, não há porque comprar um aparelho climatizador para cada período do ano. Usa-se um só.

Ambientta Arquitetura
Flávia Campos Arquitetura

Vantagens de usar ar condicionado

Como dito antes, não é preciso ficar alternando entre um ventilador e um aquecedor para regular a temperatura dentro de casa. Alguns aparelhos de ar condicionado servem para todas as estações do ano – verão ou inverno, quente ou frio. 

Isto porque tem certos modelos que já fazem este controle – inclusive de maneira automática. Simboliza uma economia para o bolso do consumidor.

Agora, antes de sair comprando um aparelho de ar para casa, é importante que a pessoa busque maiores informações com os lojistas. 

Ela deve avaliar o que cada marca oferece, sobretudo com relação à qualidade dos aparelhos e área de abrangência que cada um consegue cobrir. E esta sua potência é descrita nas embalagens por uma sigla em bem simples, o ‘BTU’ – ou, em inglês, “British Thermal Unit”.

Glaucio Gonçalves
Sandra Pompermayer

Ar condicionado com dois ciclos de funcionamento

Os aparelhos de ar condicionado que podem esfriar e aquecer ambientes apresentam uma tecnologia que é chamada de ‘ciclo reverso’. 

Resumidamente, trata-se de um sistema que inverte o seu funcionamento de acordo com a situação do ambiente, eventualmente servindo também como aquecedor. Mas cada marca deve oferecer um produto com uma performance diferente. Então vale a pena pesquisar mais.

No geral, os ar condicionados com opção ‘reverso’ funciona assim: em determinado momento seu compressor interno para de funcionar e reduz a velocidade. 

Ou então é bombeado ar quente ou retirado o ar frio do local, trazendo ar renovado para o interior do ambiente. Desse modo, a temperatura de casa fica mais confortável para todos. E o melhor é que não há picos de consumo de energia durante este processo.

Danyela Corrêa
Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

As principais vantagens do ciclo reverso

Diferente do que alguns possam pensar, um equipamento com ‘ciclo reverso’ não costuma custar mais caro. E, mesmo que fosse, representaria um ótimo custo-benefício. 

Só a questão do conforto de não se precisar sair do lugar para escolher a temperatura do ambiente é algo que não tem preço. Basta dar um só toque no controle remoto do ar condicionado para resolver a situação.

Com muita facilidade é possível colocar o local a uma temperatura a 21°C ou 32°C, de acordo com o desejado – a função timer pode também ajudar neste sentido. E os novos aparelhos de ar condicionado também costumam apresentar um design bastante moderno, combinando com qualquer decoração de interiores. Pesquise quais são os modelos à venda nas lojas, todos os seus atributos e vantagens.

Oliveira Arquitetura e Fabiana Marques Aloia
Daniela Gradella

Na hora da compra, faça uma escolha consciente. Não se esqueça de conferir questões como a função ‘reverter’, a potência, o consumo de energia, e mais. 

Seguindo estes passos, com certeza você conseguirá encontrar em aparelho que possa garantir ambientes mais confortáveis dentro de casa.

Elaine Benedetti

Essas dicas de como operar o sistema de ar condicionado foram criadas pela equipe Viva Decora.