Confira 4 dicas de pia para aumentar o espaço em banheiros pequenos

Alguns equipamentos não podem faltar em casa, mas o desafio é encontrar espaço para tudo. Veja exemplos de pias para banheiro que podem auxiliar em sua decoração.

10 de agosto de 2021

Todo ambiente representa um desafio de projeto para os decoradores, designers e arquitetos de interiores. Contudo, nada se compara aos banheiros e lavabos. 

Mesmo sendo ambientes muito compactos, necessitam de todos os equipamentos básicos para funcionar. E colocar todos esses itens na planta pode ser um verdadeiro jogo de quebra-cabeças. Confira no texto a seguir algumas alternativas diferentes de pia para banheiro pequeno.

Andre Camargo

#1 Cubas redondas e quadradas

Podemos nos surpreender com a quantidade variados de formatos e tamanhos de cubas para banheiro à venda atualmente nas lojas de material de construção. Dentre as opções, as cubas de apoio redondas e quadradas são os modelos ideais para ambientes pequenos. E essas peças devem ter medidas de 30 a 35 cm de largura e comprimento, e 9 a 25 cm de altura. E, a depender, podem ser acompanhadas de torneira de bancada ou parede.

São materiais utilizados na fabricação de pias para banheiros: louça ou porcelana, vidro, resina, inox, cerâmica, madeira e pedra (quando esculpida).

Nathalia Martins
Marcia Rubinatti e Bolda & Bueno Design

#2 Pias para bancadas estreitas

Conforme o tópico anterior, temos uma noção de quais cubas poderiam contribuir para otimizar o espaço de banheiros pequenos. Mas podemos ir além nesse planejamento e estudar o modelo de bancada cujo desenho funcionaria melhor para o layout do ambiente, liberando mais espaço para equipamentos e circulação. 

E é provável que esse desenho de bancada ajude a determinar qual modelo de cuba seria o ideal.

Dois exemplos de imagens a seguir temos soluções variadas para bancadas de banheiros. Gabinetes de menor profundidade, pedras com recortes estratégicos – seguindo o formato da própria cuba -, e até mesmo cuba esculpida em pedra. 

A opção da cuba esculpida está bastante em alta nos projetos atuais, sendo vantajosa porque permite a criação de cuba nas dimensões desejadas, sob medida.

Mas note também nessas imagens até onde se consegue diminuir a profundidade dessas bancadas.

Se as cubas pequenas apresentarem em torno de 35 cm de profundidade, é provável que as bancadas mais estreitas tenham em torno dele 40 cm. Às vezes, por isso, não vale a pena ter gabinete. 

No lugar, se prefere deixar o sifão – cano de saída de água do ralo – ficar à mostra e estender uma tira de pedra da bancada até a linha do vaso sanitário, como uma prateleira de apoio extra. Essa solução é perfeita para arquitetura de lavabos.

São opções de pedras para bancadas de banheiros: granito, mármore, marmoglass, nanoglass e pedra de quartzo industrializada (a exemplo, o silestone).

Marcia Acaro e Priscila de Mendonça Silva
Lais Soares Guimarães da Silva e Gabriela Herde

#3 Pia de canto

De fato, podemos fazer de tudo para otimizar o espaço de banheiros pequenos. Se temos a oportunidade de planejar as coisas previamente, é possível colocar várias ideias no papel e testá-las. 

Por exemplo, inverter ou girar a posição dos equipamentos dentro do cômodo – abertura da porta de entrada pode apontar algumas possibilidades. Uma ideia é instalar uma pia de canto – bancada ou de parede -, como na imagem a seguir.

Luciana Latorre

#4 Cubas encaixadas e esculpidas

Vamos voltar a falar um pouco sobre os diferentes modelos de cuba para banheiros. No início desse texto citamos as peças de apoio, instaladas sobre as bancadas. Outra alternativa a ser considerada são as cubas de semi encaixe. 

O que isso quer dizer? São aquelas pias que ficam parcialmente embutidas na pedra, mas com uma parte exposta para além dela. Seu formato também favorece a utilização de bancadas e gabinetes com menor profundidade.

Sobre as cubas esculpidas, tem detalhes que ainda não comentamos e que podem fazer o banheiro pequeno parecer maior. E em nada tem a ver com as medidas da peça, mas com as características do seu design. 

Por exemplo, a inexistência de recortes ou bordas aparentes matando desníveis, bordas e limites. Além disso, há a possibilidade de se ter um ralo oculto – deixando o visual do banheiro mais clean e chique.

DICA: quando falamos em ralo oculto estamos nos referindo, na verdade, a válvula oculta por uma prancha de pedra removível.

Ana Yoshida e Maria Helena Torres
Tikkanen arquitetura e Gabriela Toledo Arquitetura e Interiores

Qual dessas soluções se encaixa melhor em seu banheiro? Que tal começar logo esse projeto?

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.