5 Dicas para aproveitar a academia do condomínio

O verão está chegando e você não precisa pagar para malhar em algum lugar, aproveite a academia do condomínio para se manter em forma.

28 de novembro de 2019

Eu nunca gostei muito de ir à academia porque meus horários disponíveis são os considerados “pico” de pessoas (com fila para utilizar aparelhos e necessidade de revezar as séries). Ou eu acordava muito cedo e levava a mala com todas as coisas do/para o trabalho, ou nada feito. Quando mudei para o meu apê, descobri uma academia super legal e completinha para uso! Vou contar pra vocês como foi essa mudança e porque estou adorando.

Academia do Reserva Manacá

A academia já foi o lugar menos frequentado dos condomínios mas os tempos mudaram – ainda bem! As pessoas estão cada vez mais preocupadas com saúde e bem-estar e a busca pelo corpo saudável faz parte disso. Há quem se exercite por conta própria, há quem precise da companhia de amigos ou até de um profissional. Independente do seu estilo, o que importa é que a academia está lá para ser utilizada e existem várias maneiras de você aproveitar. Veja algumas delas:

Faça um check up

Você pode estar se perguntando “ah, exame médico é coisa de academia” mas a verdade é que ter a avaliação de um profissional é uma medida preventiva para a prática de atividade física. Se você possui dores na coluna, joelhos, ombros e articulações, converse com um ortopedista ou outro profissional de saúde. Na maioria dos casos, a receita vai ser simples: fortalecer os músculos ou a região que fica dolorida com frequência. Mas pode haver alguma restrição como atividades de grande impacto e é importante você saber para não correr o risco de agravar lesões antigas. 

Água e nada mais

Não tem nada mais desagradável do que fazer a mala da academia, não é mesmo? Se for de manhã, precisa dar um jeito de guardar a roupa do trabalho sem amassar, torcer para que o secador da academia funcione e o chuveiro não esteja cheio ou você vai se atrasar. Se for ao fim do dia, é sinal de que carregou a mala desde cedo, com roupa e tênis pesado, até a hora de finalmente conseguir se exercitar. Essa é uma das grandes vantagens da academia do condomínio: basta trocar de roupa, pegar uma garrafa de água e descer para malhar. Depois você volta para casa, toma um banho no seu banheiro e organiza a rotina para sair de casa. Algumas academias possuem bebedouro, o que facilita ainda mais. O importante é se manter hidratado!

Acessórios

Apesar de não precisar levar nada, algumas pessoas preferem fazer atividades diferentes como utilização de bolas de pilates, tapete de yoga e elásticos. Se você prefere essas atividades com característica mais funcional, leve para a academia e inclua no seu treino. Existem diversos aplicativos que auxiliam no treino de quem prefere se exercitar fora das academias convencionais

Sozinho ou acompanhado?

Algumas pessoas se sentem mais confortáveis ao praticar exercícios quando estão sozinhas, outras combinam os horários com o namorado/marido ou as amigas do condomínio. Faça como você se sentir melhor mas é importante lembrar que malhar acompanhado muitas vezes traz algumas distrações como o bate papo entre uma série e outra. Se você não gosta de ficar sozinho mas precisa de foco para malhar, talvez seja mais fácil pagar um personal trainer para esse momento de incentivo (e acompanhamento da sua evolução). Essa é a opção mais segura para quem está começando a praticar atividade física agora. Converse com outros condôminos e peça uma indicação – geralmente, o profissional que já está acostumado a ir na academia do seu condomínio, faz um pacote de treinos com um descontão. Não custa tentar. 

Além da academia

Usar os aparelhos da academia facilita bastante o treino mas você pode ficar entediado depois de um tempo. Intercale a malhação com uma corrida em volta do condomínio, ou no parque do bairro, umas braçadas na piscina, subir de escada até seu apartamento, entre outras atividades. 

Gostou? Se você é do tipo que adora praticar atividade física e está em busca do primeiro apê, pergunte ao corretor como é a academia do condomínio e passe por lá para fazer uma visita.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS