Por incrível que possa parecer estamos nos aproximando rapidamente do final do ano, período onde (normalmente) aproveitamos para comemorar com amigos e familiares. É também uma época onde o sentimento harmonia aflora o desejo de presentear as pessoas que fazem parte do dia a dia. O Natal, por exemplo, é esperado por muitos, principalmente as crianças que contam os dias para a chegada do Papai Noel.
Tudo muito bonito, gostoso, mas perigoso para as finanças, principalmente para aquelas pessoas que não se preparam adequadamente planejando os gastos. Se você já passou por problemas financeiros que começaram com as compras de final do ano, hoje o artigo foi escrito especialmente para você.
Estamos no final de setembro, você já pensou em dedicar um pouco de seu tempo para saber exatamente como serão os gastos de final do ano? Te convido a mudar um pouco a forma como lida com os gastos e antecipar algumas decisões. Veja se as dicas que passarei a seguir ajudarão no seu planejamento:
• Defina quem irá receber seus presentes – Eu sei, a vontade é presentear a todos, mas sua conta bancária atualmente permite esse tipo de luxo? Muitas pessoas gostariam, por exemplo, de receber de presente mais tempo em sua companhia, que tal se organizar em meio a rotina complicada do dia a dia e tirar algum tempo para um passeio com quem você ama? O que realmente é valioso nem sempre custa caro, ok?
• Defina quanto ira gastar – Sei que também não é um exercício fácil, você provavelmente se acostumou a não dar muita importância para o valor dos presentes. Minha proposta esse ano é definir quanto que vai gastar. Estipule um limite aceitável dentro de seu orçamento e pesquise muito para encontrar os melhores preços.
• Antecipe as compras – Se você tem o hábito de comprar tudo na última hora esse texto veio bem a calhar, é hora de mudar sua atitude. Quem posterga as compras para os últimos dias do ano pagará muito mais caro e ainda correrá o risco de não encontrar tudo o que procura. Você já definiu quem irá receber presentes, já sabe quanto irá gastar é hora de se mexer e economizar com suas compras.
• Preserve o 13º Salário – Se você pretende usar todo o seu 13º salário para as compras não esqueça que janeiro é um mês atípico. Muitas despesas são típicas dessa época. É fundamental reservar um pouco da grana extra para não precisar entrar no cheque especial ou mesmo recorrer ao pagamento mínimo do cartão de crédito.
• Parcele, mas não perca o controle – Não pense apenas no valor da parcela na hora da compra, várias compras parceladas quando juntas podem comprometer sua capacidade de pagamento. Faça seu planejamento e gaste só aquilo que seu orçamento permite.
As dicas são fáceis de colocar em prática, tenho certeza que contribuirão muito para que esse final de ano seja tranquilo e que em 2014 você comece pensando em guardar dinheiro e investir deixando as dívidas para trás.
Um grande abraço e até a próxima.