Como usar puffs como peças-chave na decoração

Puffs são assentos bem especiais e versáteis, ou seja, que podem ser peças-chaves de decorações de vários estilos e cômodos. Descubra mais.

9 de abril de 2020

Todo ambiente bem decorado tende a apresentar inúmeros detalhes surpreendentes ao olhar. 

Mas, certamente, sempre haverá um item e outro de mobiliário ou de ornamentação neste local que se destacará mais do resto – seja pela cor, textura, brilho, tamanho e mais. E, dentre eles, alguns poderão ser, inclusive, chamados de “peças coringas”, enfatizando uma estética ou a funcionalidade do ambiente. Por exemplo, tem-se os puffs.

Neste texto, vamos entender como os puffs podem ser peças-chaves de decorações modernas. 

E mais, vamos conferir imagens com sugestões de modelos incríveis que podem ser usados em ambientações de muitos cômodos diferentes de residências. Use as informações a seguir como inspiração para a transformação da sua casa.

Renata Florenzano

O que são puffs, afinal?

Numa casa decorada não podem faltar várias opções de assentos para as pessoas descansar os seus corpos. Uma alternativa, nesta linha, são os puffs. Só que nem todo assento pode ser chamado de puff. 

Primeiro é preciso destacar que puffs não são os assentos principais nas decorações, mas complementares. E engana-se quem pensa que tais peças possuem pouca relevância nos cenários, que são pouco funcionais.

Puffs podem ser peças-chaves de muitos projetos de interiores. Mas, falando de suas características de design, costumam ser assentos simples – sem encosto, apenas com uma base e pés de sustentação. 

Lembram banquinhos, mas com a diferença de que possuem uma espessa camada de espuma envolta de um revestimento de tecido, tramado de linha ou pele.

Vivian Coser
Fábio Morozini

Puffs valorizam a decoração

Que puffs são assentos, isto todos já sabem. Mas o que poucos entendem é o quanto estas peças podem ser versáteis dentro das decorações, ajudando a otimizar os espaços. 

Puffs, por exemplo, podem acompanhar poltronas e sofás, servindo de apoio para os pés; substituir cadeiras frente a penteadeiras e escrivaninhas; e substituir mesas de centro em salas de estar.

Pois bem, os puffs, como dito antes, podem fazer parte das decorações de vários cômodos de uma casa. 

Sim, puffs podem aparecer em ambientação de salas e quartos, mas também de banheiros e muito mais. Tudo vai depender do seu modelo, que deve apresentar dimensões e materiais de fabricação condizentes com os local em que será utilizado e a finalidade de uso que receberá.

Juliana de Sá
Luciane Mota

Puffs: complemento que vira o centro das atenções?

Às vezes, todo um problema de decoração pode ser facilmente resolvido com um simples detalhe. 

Por exemplo, uma ambiente sem graça ganhar mais vida com um pequeno toque de cor; e uma área vazia ser preenchida com um item antes subestimado. Com puffs seria possível fazer isto e muito mais, como guiar a circulação dentro de um ambiente, separar zonas funcionais, ou destacar um recanto importante.

Portanto, puffs podem ser utilizados pelos designers e arquitetos de interiores de muitos modos diferentes como peças-chaves em projetos de decoração. 

Observe as imagens deste texto. Em todos os exemplos percebem-se como os puffs fizeram a diferença. Inclusive, talvez seja até mesmo possível afirmar que, sem eles, tais propostas não teriam a mesma beleza.

Concept Engenharia + Design: Amanda Pagliarini Macedo
Renata Tolentino Arquitetura

Como destacar puffs no ambiente?

Puffs podem ser boas alternativas para acrescentar mais charme e inovação às decorações. Mas este resultado só é obtido quando o plano de design ou de decoração segue uma linha correta. 

Porque não basta escolher um modelo de puff com cor chamativa e simplesmente jogá-lo ao cenário. Não é isto que torna puffs peças estratégicas em ambientações.

Ana Yoshida

Os puffs escolhidos precisam respeitar uma paleta de cores, seguir uma linguagem estética, e combinar com formas e estampas presentes no espaço decorado. Embora em destaque no cenário, precisam estar em harmonia com o todo. 

Isto não impede que chamam a atenção por uma tonalidade contrastante, um formato fora do convencional, tamanho, modelo de pés, ou qualquer outro detalhe de design.

A posição dos puffs em planta também é outra forma de destaque no cenário. Pode chamar a atenção dos observadores certa diferença de altura com relação a outros móveis. 

Brincar com os níveis dos objetos pode trazer um movimento bastante interessante para os conjuntos decorados. 

Ana Cláudia Mendes Fontes
Roberto Cimino e Nelson Amorim e Fábio Morozini

Que tal experimentar colocar alguns puffs em sua casa? Você Viu, é fácil de fazer e o resultado pode ser incrível!

Essas dicas de como utilizar puffs na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.