Saiba como preparar a casa para a chegada do inverno

A temporada de dias frios está chegando e há muitos truques de decoração para deixar os ambientes da sua casa mais quentinhos e aconchegantes

25 de junho de 2019

Aqui em casa a gente adora o calor, as crianças brincam mais à vontade, o marido faz atividades ao ar livre e eu aproveito para relaxar na varanda sempre que posso também. Com a chegada do inverno, tudo muda na rotina da família, mas isso não significa que a casa fique fria, menos divertida e confortável para todos. Veja algumas dicas para preparar a sua casa para o inverno. 

O inverno é a época do ano em que as pessoas passam mais tempo em casa e não tem nada melhor do que aproveitar os dias frios com conforto e aconchego, não é verdade? Embora o nosso clima tropical torne possível aproveitar alguns dias de sol e temperaturas elevadas nesse período, a predominância do frio faz com que a gente se sinta mais confortável em ambientes fechados – principalmente dentro de casa

Por isso, além de tirar os casacos do armário, é hora de adaptar os ambientes para aproveitar a estação do ano da melhor maneira possível. Veja algumas dicas.

Cores quentes

Preto, marrom, cinza, azul marinho, verde militar… essas cores são muito comuns no inverno e se aplicam à decoração também. Mas não é porque o frio chegou que a alegria precisa ir embora. Para “quebrar o gelo”, acrescente itens em vermelho, laranja e amarelo à decoração. Os tons quentes são perfeitos para isso.

Invista nos tapetes

Essa dica é essencial para casas com crianças – quanto menores elas forem, mais importante é cobrir o piso frio com tapetes para que eles não pisem no chão gelado ao brincar pela casa. As passadeiras também são ótimas opções para colocar entre os cômodos – além de facilitar a passagem, deixam a casa mais colorida e diversificam o ambiente. 

Escolha os felpudos para colocar no quarto, ao lado da cama, e na sala, perto do sofá. Manter os pés aquecidos ao levantar e enquanto assiste TV vai tornar esses momentos ainda mais agradáveis.


Mantas e almofadas

Elementos que trazem conforto são fundamentais para proporcionar a sensação de conforto que o inverno pede e por isso é importante substituir alguns tecidos ou acrescentar novos, como é o caso de sofás de couro ou outro tecido frio. Você pode optar por uma capa de sofá ou incluir mantas, colchas e almofadas para que a sala fique mais aconchegante. 

As crianças vão adorar esse ambiente para assistir filmes, comendo pipoca e se divertindo em família. 

Cortinas

Sabe aquela cortina fininha, que passa toda a luz natural e faz só um charme na sua janela? Ela provavelmente vai ser responsável pelo frio que passa pelas frestas. Por isso, invista em cortinas de tecidos mais grossos ou com mais de uma camada. Elas ajudam a manter a temperatura do ambiente mais quente, principalmente ao fim do dia.

Varanda

A área externa geralmente é deixada de lado no inverno, principalmente nos apartamentos mais altos, onde o vento costuma diminuir a sensação térmica. Mas você não precisa ignorar a existência dela até um novo dia de sol. Coloque mantas nas poltronas, algumas almofadas espalhadas e velas com proteção ao redor, por exemplo. Além de dar um charme para a sua varanda, o ambiente fica aconchegante até para tomar um vinho “ao ar livre”. 

Comidas de inverno

Aproveite os dias frios para preparar pães de queijo para a criançada ou uma lasanha no forno, fazer uma sopa para jantar ou alguma bebida à base de vinho ou destilado

Gostou das dicas? Acesse o blog da Tecnisa e confira mais dicas de decoração.