Conheça 7 vantagens da brinquedoteca em condomínio

Brinquedoteca no condomínio é mesmo importante? Confira as vantagens para você e suas crianças desse espaço único de lazer.

1 de fevereiro de 2022

É cada vez mais comum condomínios residenciais contarem com brinquedoteca em seus espaços de lazer, o que para quem tem filhos pequenos ou pretende ter, se torna uma valiosa vantagem. 

Por apresentarem desde a comodidade de ter um ambiente apropriado para as brincadeiras da criança — sem precisar sair de casa — à segurança de saber onde e com o quê seus filhos estão brincando, as brinquedotecas vêm se tornando ambientes essenciais nos condomínios.

Foi pensando nisso que resolvemos relacionar 7 vantagens de investir em um imóvel que tenha brinquedoteca. Continue lendo e confira todas!

1. Estímulo a brincadeiras físicas

Se você tem filhos ou convive com crianças, com certeza já observou como o avanço tecnológico e o lançamento constante de dispositivos de entretenimento on-line vêm contribuindo para um afastamento das crianças das brincadeiras tradicionais e físicas.

Pare e pense: qual foi a última vez que você viu um pequeno brincando de esconde, montando um quebra-cabeça ou, ainda, usando o papel para brincar de adedonha, por exemplo?  

As chances da sua resposta ter sido “há muito tempo” são muito altas e isso acontece porque estamos vivendo em um período no qual essas crianças são as chamadas “nativos digitais”: nasceram e já estão com um tablet à disposição. 

Nosso objetivo aqui não é criticar a tecnologia, pelo contrário, somos uma empresa que se pauta nela para seguir inovando. 

Mas o que queremos dizer é que, com um mundo cada vez mais conectado, é imprescindível para o desenvolvimento de nossas crianças a existências de espaços onde possam brincar no mundo real, estimulando a criatividade, coordenação motora e interação social. 

Em uma brinquedoteca bem equipada, tudo isso é totalmente possível. 

Criança oriental atravessando ponte na brinquedoteca
Criança cruzando a ponte da brinquedoteca

2. Segurança para brincar a vontade

Como dito anteriormente, os tempos mudaram, e um dos reflexos dessa mudança é que não se vê mais crianças brincando na rua e praças como existia no passado. 

O motivo? Segurança, falta de tempo e até mobilidade, mas o principal deles é o primeiro mencionado. 

Por isso, ter um local dentro do seu condomínio, com segurança reforçada através de câmeras e sem acesso à rua, pode ser um alívio para quem deseja que os filhos tenham momentos de lazer e interação, ao passo que estão seguros. 

E essa segurança se estende até para as brincadeiras. Em uma brinquedoteca, por exemplo, todos os itens presentes no espaço são de acordo com a idade dos pequenos, na maioria das vezes, com chão emborrachados e quinas arredondadas para evitar possíveis acidentes. 

3. Interação com outras crianças

Somos todos seres sociáveis que precisam de interação com outras pessoas para seguirmos evoluindo, e com as crianças não é diferente. 

Dessa forma, deixar seu filho ou filha conviver e brincar com outras crianças na infância ajuda no seu desenvolvimento intelectual, afetivo e social. 

A brinquedoteca pode ser assim um espaço de encontro e interação entre todas as crianças do condomínio, de modo que auxilie as mesmas na criação de laços de amizade e até na compreensão do convívio social.

Crianças diversas montando quebra-cabeças na brinquedoteca
Crianças diversas se divertindo com atividades na brinquedoteca

4. Desenvolvimento e aprendizado desde cedo

Como dito, as brinquedotecas são projetadas para possibilitar o desenvolvimento mental, social e físico das crianças. São recomendadas para uso já a partir dos 18 meses de idade e colaboram desde cedo, por exemplo, para a evolução da coordenação motora.

Além disso, sabemos que é por meio das brincadeiras que as crianças externalizam seus pensamentos, assim como vão construindo também sua própria personalidade, valores, ética e atitudes com as demais crianças e adultos. 

Dessa forma, ter um espaço equipado que estimula tudo isso faz com que possamos contribuir de forma positiva no aprendizado e desenvolvimento dos pequenos desde cedo.

5. Útil em toda a infância

Com tudo que trouxemos aqui sobre o uso de uma brinquedoteca, pode parecer que este espaço é voltado somente para as crianças menores, contudo, é possível aproveitá-lo durante toda a infância do seu filho.

Isso porque esses espaços contam tanto com brinquedos que abraçam os da primeira infância, como piscina de bolinhas e escorrega, aos que já chegaram na segunda infância, com a disponibilização de espaços para escrita, leitura, filmes e até apresentações de fantoches.

Crianças com cuidadora se divertindo na brinquedoteca
Atividades da brinquedoteca englobam crianças e cuidadores

6. Comodidade na rotina agitada

Se você é uma pessoa que se desdobra entre trabalhar fora e ser mãe ou pai, possivelmente, tem uma rotina agitada e, por esse motivo, nem sempre tem tempo para levar as crianças a parques e outras atividades. 

Morar em um condomínio que possua brinquedoteca, nesses casos, pode ser uma mão na roda. Primeiro porque você pode proporcionar a diversão que seus filhos merecem sem precisar pegar o carro e enfrentar o trânsito. 

E, segundo, porque as brinquedotecas são espaços pensados também para os pais, onde estes podem interagir com seus filhos e também com outros adultos. 

7. Valorização do imóvel

Com tantas vantagens em ter uma brinquedoteca no condomínio é claro que isso reflete também na valorização do seu imóvel. Afinal, quantas mais opções e diferenciais um empreendimento tem, maior seu valor venal. 

Então, mesmo que as crianças cresçam e daqui uns anos vocês não façam mais uso da brinquedoteca do seu condomínio, ela ainda é útil para que seu apartamento continue em valorização, possibilitando, no futuro, bons negócios caso deseje vender ou locar.

Empreendimentos Tecnisa com brinquedoteca

A Tecnisa conta uma gama de imóveis pensados para o conforto e bem-estar de toda família, incluindo, os pequenos. Por isso, quase todos os nossos empreendimentos contam com brinquedoteca em suas áreas de lazer.

Nossos empreendimentos são pensados em diferentes estilos e perfis de família. Aqueles com brinquedoteca são mais indicados para quem tem crianças em casa, sejam filhos, sobrinhos, netos ou afilhados.

Acesse o site da Tecnisa e conheça todos os empreendimentos disponíveis com brinquedoteca para comprar na região que você mais deseja.