Organize a sua casa com o método criado pela Marie Kondo

Conheça Marie Kondo: uma especialista em organização pessoal que criou uma técnica exclusiva para a arrumação da casa – e da vida. É autora de um livro e também protagoniza uma série da Netflix sobre o tema.

4 de junho de 2019

Quando decidi que iria mudar para o meu atual apartamento, percebi que o espaço poderia ser um problema. E não estou falando de móveis, pois eu já havia pesquisado bastante sobre decoração para apartamentos pequenos, a maior dificuldade seria lidar com roupas, sapatos e objetos que eu guardo há anos – e com certeza o meu marido também. Foi aí que eu conheci o famoso “Método KonMari”, desenvolvido pela japonesa Marie Kondo. Se você está em uma situação parecida, veja o que descobri sobre arrumação, desapego e melhor aproveitamento de espaço.

Marie Kondo é especialista em organização pessoal e autora do livro “A mágica da arrumação: a arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida”, um best seller que já fez as pessoas repensarem seus hábitos em mais de 40 países.

Foto da Marie Kondo escrevendo em um caderno
Foto: KonMari

A especialista indica uma ordem para iniciar a organização e também explica que deve haver uma categorização de itens. Se você está organizando os livros, por exemplo, deve arrumar de uma vez os que estão na sala, no quarto e no escritório – a especialista não recomenda a organização por cômodos e nem fracionada (um pouquinho a cada dia).

Dobrar do jeito correto faz toda a diferença. Nada de empilhar as roupas, já que esse parece ser o principal motivo para não usarmos as coisas que não estão “visíveis” no armário. Além disso, ela diz para evitar a compra de produtos especiais para organização. A ideia é diminuir a quantidade de itens que você possui, e não comprar mais.

organização das roupas

Entre as dicas, também está o descarte de itens guardados sem uso há muito tempo, como cabos que você não sabe para que serve, manuais de instrução de produtos que você já conhece, além de livros que você tem há anos, nunca leu e não pretende ler.

Mas o método envolve muito mais do que técnicas para organizar armários e gavetas, Marie Kondo explica como a casa e o estado de espírito estão ligados e são mutuamente influenciados pelas nossas atitudes. Separe um dia inteiro para organizar a sua casa – e a sua vida.

Segundo a especialista, o segredo para a verdadeira arrumação está em manter apenas aquilo que te faz feliz. O que não te proporcionar alegria no momento deve ser descartado, mesmo que já tenha sido útil algum dia. Agradeça e guarde na sacola de doação/venda/descarte. Isso vale para roupas, sapatos e acessórios mas também para livros, documentos e até objetos sentimentais, como fotos, itens de decoração e presentes.

foto da marie kondo dobrando roupa
Foto: KonMari

Marie Kondo garante que, se o método for aplicado corretamente, evita o acúmulo de coisas desnecessárias, a perda de tempo procurando o que precisamos e, consequentemente, diminui a chance de bagunçar tudo outra vez.

O seu modelo de organização fez tanto sucesso que foi parar na Netflix! “Ordem na casa com Marie Kondo” é uma série com oito episódios em que a organizadora visita a casa das pessoas para colocar seu método em prática. É interessante observar como as pessoas se apegam a determinados objetos e também como refletem sobre o comportamento consumista ao perceber o tanto de coisas guardadas em casa sem utilidade.

Foto da Marie Kondo carregando caixas
Foto: Netflix

Algumas pessoas, no entanto, acham o método de organização da especialista muito radical e sentem dificuldade em praticar o desapego. Se você está inseguro e não sabe por onde começar, saiba como aproveitar cada cantinho do seu apartamento e otimizar o espaço: confira o Guia do Apartamento Pequeno.