Guarda-cobertas

Dicas de como armazenar edredons, mantas e cobertores até o próximo inverno.

Saiba como melhor armazenar edredons, mantas e cobertores até o próximo inverno.

Com os dias quentes do verão se aproximando, edredons, mantas e cobertores mais pesados costumam ser cada vez menos usados. Antes de armazená-los dentro do armário por longos meses, espie nossas dicas:

LAVE ANTES
Mesmo que não aparentem sujas, é importante higienizar as peças antes de guarda-las. Se os cobertores, mantas e edredons não cabem em sua máquina de lavar, vale leva-los a uma lavanderia.

100% SECOS
É fundamental assegurar que as peças estejam completamente secas antes da armazenagem, evitando assim que os tecidos fiquem manchados, acumulem fungos e bactérias e fiquem cheirando a mofo. Mesmo que tenham sido higienizadas em lavanderias, vale deixar as peças sob o sol por algumas horas antes de guarda-las.

DOBRAR SEM AMASSAR
O espaço disponível vai determinar a maneira como mantas, cobertores e edredons serão dobrados. Se possível, faça 4 dobras, formando um quadrado e evitando que os tecidos fiquem amassados.

EMBALAGEM IDEAL
A opção mais recomendada é a embalagem a vácuo, que pode ser facilmente manipulada com o uso de um aspirador de pó. Além de proteger contra a umidade, estas embalagens têm a vantagem de reduzir o volume dos tecidos.

Se não encontrar as versões a vácuo e ainda assim quiser embalar as peças, evite sacos plásticos, optando por tecidos que permitem melhor passagem do ar, como o TNT.

ZERO MOFO
Procure guardar as peças longe de fontes de umidade e na parte superior dos armários. E para assegurar que o ambiente permaneça seco, invista em produtos antimofo, encontrados facilmente em supermercados, ou em duas soluções caseiras: coloque bastões de giz em pequenos sachês de tule e os espalhe pelo armário ou inclua bolinhas de madeira de cedro próximas às peças.

LAVE DEPOIS
Assim que os dias mais frescos retomarem, retire as peças do armário, lave-as e deixa-as secar por completo, evitando o mau cheiro e a proliferação de ácaros.
Mas antes disso, vamos curtir o verão! ;)