Os 12 mitos da gestão da Inovação por Maximiliano Carlomagno
Nos últimos anos sistematizamos a
inovação em grandes empresas. Aprendemos com casos de sucesso e mais ainda com os eventuais fracassos.
Sintetizamos um conjunto de mitos que tem reduzido a produtividade da inovação.
1. Criatividade e inovação são a mesma coisa: Criatividade é input, inovação é output. Criatividade é matéria prima. Inovação é monetizar ideias novas não apenas gerá-las. A Xerox desenvolveu a interface gráfica e o mouse mas foi a Apple que transformou em resultado.
2. Inovação é algo novo para empresa: Não. Inovação é algo novo para o mercado, seja um produto, processo, canal de distribuição ou modelo de negócio. Quando uma empresa passa a fazer aquilo que todo mundo já faz ela está se adequando e não inovando.
3. Inovação é sobre produto: Inovação é bem mais do que isso. Engloba novas ideias que possam gerar impacto significativo nos resultados da empresa abordando diferentes dimensões. A Amazon.com inovou o modelo de negócios de varejo sem mudar os produtos que comercializa.
4. Inovação é produto de gênios: Cada fase do processo de inovação exige competências que podem ser aprendidas e que não dependem de traços de personalidade A Whirpool, dona das marcas Consul e Brastemp vem instrumentalizando os colaboradores a inovar.
5. Inovação é algo imprevisível: Ainda que a haja menor previsibilidade nos projetos de inovação e a taxa de sucesso de novos produtos seja baixa, há um conjunto de padrões que podem ser seguidos para reduzir essa imprevisibilidade. A P&G conseguiu melhorar sua taxa de sucesso de inovações com o modelo de inovação aberta.
6. Inovação é uma nova mania: Não, é um conceito desenvolvido em 1937 por Joseph Schumpeter ao analisar os saltos de desenvolvimento econômico. A inovação foi decisiva anos atrás para a Ford. No entanto, o crescimento da oferta e da competição
deslocou o tema para o centro da reflexão sobre gestão.
7. Inovação depende de um processo bem estruturado: Trabalhamos com empresas que tinham um ótimo processo mas isso não garantia sucesso. A Sanofi, farmacêutica francesa, líder no Brasil, tem se preocupado do processo ao funding, da cultura a estratégia.
8. Inovar é fazer o que o cliente pedir: Cuidado. Os clientes não sabem o que precisam até que você desenvolva e apresente a eles. Como disse Ford: "se tivesse feito o que meus clientes pediam teria construído uma carruagem com mais cavalos" ao invés do modelo T.
9. Inovação não é algo para grandes empresas: Empresas como GE, Boticário, 4 Embraer, IBM entre outras tem sistematizado a inovação com ótimos resultados dentro de empresas de grande porte.
10. Inovação é sobre novas tecnologias: A GOL redefiniu o transporte aéreo sem uma nova tecnologia, mas com um novo modelo de negócio.
11. Inovação é coisa do pessoal de P&D: A Tecnisa tem plataformas de inovação com clientes e fornecedores que a coloca em contato com ideias de potencial inovador muito além de sua equipe de engenharia.
12. Quanto mais dinheiro mais inovação: As evidências são em sentido contrário. As mais inovadoras não são as que mais investem mas as que melhor gerenciam a cadeia de valor da inovação. A Apple está em 70º lugar entre as empresas que mais investem mas é a mais inovadora do mundo.
Este post foi escrito por
Maximiliano Carlomagno no Brasil Econômico