CASA VERDE

Mudanças simples que tornam sua casa mais sustentável.

15

Muitas pessoas estão cada vez mais conscientes, querendo fazer a sua parte para cuidar do planeta. Por isso, e também em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, reunimos algumas dicas de como deixar a sua casa mais sustentável.

JANELAS GRANDES

Quanto maiores forem as janelas, melhor é o aproveitamento da luz natural, que pode ser potencializado ao ser dispensado o uso de cortinas ou ao optar pelas feitas em tecidos translúcidos.

Janelas grandes também propiciam uma maior circulação de ar. E para que a ventilação seja mais intensa, vale manter abertas as portas de cômodos vizinhos.

Além disso, para quem mora em casa, é possível amenizar o aquecimento interno em dias mais ensolarados ao instalar brises e toldos nas janelas.

ENERGIA VERDE

Os painéis de energia solar têm tido preços mais acessíveis, mas se ainda não quiser investir nestes itens, o simples ato de preferir lâmpadas fluorescentes ou de LED, que são mais econômicas e duráveis do que as incandescentes, já ajuda muito na redução do consumo de energia elétrica.

Outra dica importante é sempre comprar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos com selo Procel, o qual indica que o item tem melhor eficiência energética.

ÁGUA SUSTENTÁVEL

Com o uso de calhas, tanques ou cisternas é possível coletar a chuva para aproveitá-la em atividades que não exigem água potável, como regar o jardim, limpar a casa e lavar a louça.

Vale mencionar que um dos maiores desperdícios em residências se concentra nos vasos sanitários – uma única descarga pode dispensar até 6 litros de água. Para que este ato seja mais econômico, instale uma caixa acoplada com botões para se ter a opção de dar descargas menos intensas que, por consequência, gastam menos água.

Além disso, vale usar aeradores – aquelas telinhas que são instaladas na boca de torneiras, que garantem menor vasão, dando uma sensação contrária.

LIXO RECICLADO

Para garantir que todos da família se empenhem na reciclagem, a dica é investir em lixeiras de coleta seletiva, que indicam qual tipo de objeto deve ser dispensado em cada compartimento.

Quanto aos restos orgânicos vegetais, como pedaços de folhas, frutas e legumes, procure saber quais deles podem ser usados como adubo no seu jardim. As suas plantas e o planeta agradecem por esta atitude “verde”! ;)