Área gourmet: como aproveitar melhor este espaço

Veja algumas dicas para tornar a sua área gourmet mais confortável e ter muitos momentos de lazer.

8 de agosto de 2019

Nas grandes cidades, é normal ficarmos grande parte do dia em ambientes fechados. Porém, muitos empreendimentos já levam em consideração a importância de espaços abertos ao oferecerem as áreas gourmet. Se você tem uma e também quer aproveitar ao máximo esse espaço com os seus amigos, precisa saber de algumas dicas.

Uma tendência na arquitetura, as áreas gourmet são espaços abertos e privativos de lazer que podem transformar o dia a dia dos moradores. Nelas, é possível relaxar, receber amigos e até cultivar plantas em jardins e hortas. Ou seja, o espaço combina o conforto de um ambiente integrado e a liberdade para receber convidados.

Cozinha moderna com uma super mesa.
Bosque Araucária | Jardim das Perdizes – São Paulo

Se você encontrou um imóvel com área gourmet, saiba que há formas de torná-la ainda mais agradável — tudo depende do estilo e dos objetivos de cada morador. Quer aperfeiçoar o seu espaço ao máximo? Veja a seguir X dicas para aproveitar melhor a sua área gourmet.

Pense nos seus objetivos

Se você quer montar ou redecorar a sua área gourmet, é muito importante pensar em como deseja utilizá-la. Você quer um espaço para receber amigos? Fazer churrascos? Quer um local mais tranquilo, em que poderá descansar e apreciar uma paisagem com poucas companhias? 

Amigos sentados ao redor da mesa comendo e bebendo

Observe a sua área, veja a localização, iluminação e os espaços disponíveis, visualize-a em sua rotina e se planeje para comprar os móveis e itens decorativos adequados. Assim você garante a funcionalidade da decoração e um local que atenda às suas expectativas e necessidades.

Escolha um tipo de decoração

A área gourmet é um espaço que você poderá usar para se divertir e receber pessoas. Por isso, a decoração não pode ficar de lado. Você pode pensar em temas com os quais tem afinidade e combinar itens e móveis que deixem o local com a sua cara.

É possível construir um ambiente retrô, moderno, mais rústico e assim por diante. Se você deseja dar um toque romântico, pode usar plantas, um varal de luzes. Se quer uma atmosfera mais divertida, pode usar cores mais fortes, quadros com desenhos e plaquinhas com frases, por exemplo. O importante é construir um ambiente agradável para você e as visitas, confortável e em que todos se divirtam.

Preste atenção na iluminação

A iluminação é uma das partes mais importantes da decoração — ao utilizá-la é possível construir diferentes atmosferas e preparar o seu espaço para qualquer tipo de evento. Se você quiser uma área verde, por exemplo, precisará de iluminação natural durante o dia. Se o seu objetivo é receber amigos e dar festas à noite, é importante escolher lâmpadas que permitam o uso noturno e tornem o espaço agradável para os convidados.

Escolha uma iluminação que traga o clima ideal para um ambiente descontraído. Luzes mais amareladas são uma boa opção porque ajudam a criar a sensação de conforto e aconchego.

Favoreça a circulação

Para aproveitar ao máximo a sua área gourmet, é importante que as pessoas possam circular no espaço, consigam preparar alimentos, comer e interagir ao mesmo tempo. Em um ambiente cheio de móveis e itens decorativos isso não é possível, não é mesmo?

Escolha os móveis certos, que combinem com o local e que serão realmente usados. Tenha o que for necessário para preparar refeições e aproveitá-las em grupo, como churrasqueira, pia, mesa, cadeiras, bancada. O principal é tornar a área confortável e própria para receber convidados.

Eletrodomésticos também não podem faltar. Nesse caso, escolha aparelhos compactos, que ocupem menos espaço. Por exemplo, você pode ter um frigobar em vez de uma geladeira ou um grill maior, que sirva para preparar churrasco.

Tenha plantas

Plantas podem ser usadas na decoração de qualquer ambiente. Além de trazer beleza ao espaço, elas também ajudam a purificar o ar e podem render vegetais e temperos fresquinhos se você optar por ter uma horta.

Homem sentado comendo

Hoje em dia há várias ferramentas que permitem a construção de hortas e jardins, que podem ser verticais. Você pode usar grades, cavaletes de madeira e o que a imaginação mandar para colocar plantas nas paredes e dar mais vida à sua área gourmet.

Leia também: Jardim vertical pode mudar totalmente a decoração de casa.

Aproveite a companhia dos amigos

Com um espaço tão legal à disposição, não deixe de aproveitar para convidar pessoas queridas e aproveitar bons momentos ao lado delas. Não importa como você deseja construir o espaço, sempre será possível desfrutá-lo ao lado de outras pessoas.

Apesar de ter a área dentro da sua casa, ainda é preciso ter atenção às regras do seu condomínio, além de cuidado para não atrapalhar a tranquilidade dos vizinhos. Reclamações sobre barulho alto ou até tarde são comuns em prédios, por isso conheça a convenção do seu condomínio e as leis da sua cidade e garanta que você está cumprindo os horários de silêncio.

Saiba mais sobre as leis de condomínio clicando aqui.

Agora você já sabe como aproveitar ainda mais a sua área gourmet e ter bons momentos de descanso e lazer ao lado de pessoas queridas. Antes de adotar as dicas deste post e começar a fazer mudanças no seu espaço, consulte o regulamento do seu condomínio e confira as normas sobre obras e alterações permitidas.

Está pensando em comprar uma casa própria? Leia o artigo 5 coisas que ninguém te conta sobre financiar um imóvel e comece a se planejar!