Como organizar um Open House?

Veja algumas dicas para fazer uma festa de apresentação da sua nova casa

5 de novembro de 2019

Agora que saí da casa dos meus pais e estou construindo o meu novo cantinho, estou muito animado para apresentá-lo aos meus amigos e familiares. Decidi fazer um Open House, organizando um encontro em minha casa, e tenho algumas dicas para ajudar você a fazer o seu.

Depois de se planejar bastante, visitar vários imóveis e se organizar para fazer uma mudança, você finalmente pode aproveitar o seu novo lar. Nesse momento, nada melhor que mostrar o espaço para amigos e familiares, concorda? 

Fazer uma reunião informal em sua nova casa é uma oportunidade para comemorar a sua mudança com quem acompanhou o processo, além de reunir pessoas queridas para aproveitar bons momentos. Você pode curtir o dia e fazer um evento que comece mais cedo, como um churrasco, ou marcar o encontro à noite e servir alguns petiscos mais simples.

Imagem mostra pessoas sorrindo e brindando

Quer abrir a sua nova casa para os amigos mas não sabe por onde começar? Neste artigo, veja algumas dicas para organizar um Open House.

Pense no clima da festa

Você pretende fazer um encontro mais simples ou mais elaborado? Ele será para quantas pessoas? Deve durar muito? Essas perguntas são importantes para ajudar você a planejar a sua festa. 

Se o tempo estiver quente e a sua nova casa tiver um espaço aberto, como varanda ou área gourmet, pode fazer um churrasco ou convidar os amigos para aproveitarem o ar livre, o sol e a piscina, se houver uma. Se a ideia for fazer um encontro à noite, você pode pensar em uma decoração que deixe o espaço mais confortável, usando um varal de luzes ou velas, por exemplo.

Quando souber como quer aproveitar o momento com as suas visitas, convide-as pelas redes sociais ou por telefone.

Ofereça um cardápio simples

Um cardápio simples reduzirá o seu trabalho, permitindo que você passe mais tempo com os seus convidados e se preocupe menos com a organização durante a festa. Por isso, pense em alternativas fáceis de preparar, como petiscos que podem ser pegados com os dedos — a chamada “finger food”. Você pode servir salgadinhos, minipizzas, espetinhos ou pãezinhos com patês.

Também é legal pensar em opções para crianças, se tiver convidados pequenos, e, caso tenha amigos ou parentes vegetarianos, em petiscos sem carne ou vegetais. Em um churrasco, por exemplo, é possível assar frutas e legumes. Eles ficam deliciosos!

Tenha cuidado com a decoração 

Como o objetivo de um Open House é mostrar a sua nova casa, não é necessário fazer grandes investimentos na decoração. As pessoas querem conhecer o seu espaço como ele realmente é, então não se preocupe demais em montar os ambientes. 

No entanto, isso não significa que você não deve mexer na decoração. Uma iluminação diferente, por exemplo, pode dar um toque especial ao encontro. Além disso, muitos jovens se mudam da casa dos pais e vão, aos poucos, construindo um novo lar. Se esse for o seu caso e você ainda não tiver todos os móveis ou toda a sua casa montada, use a criatividade e deixe o espaço bem confortável para o encontro.

Imagem mostra pessoas sorrindo e jantando

Saiba como usar puffs em sua casa!

Uma alternativa é usar tapetes com puffs ou almofadas, para que as pessoas sentem no chão e fiquem mais próximas umas das outras.

Monte uma boa playlist

Uma boa festa merece músicas animadas ao fundo. Monte uma playlist com a sua cara, que traga para o encontro o clima que você quer construir. Uma opção é reunir canções mais tranquilas, que sirvam para ambientar a comemoração. Nesse caso, deixe o som em um volume médio, para que as músicas sejam ouvidas mas não atrapalhem a conversa.

Você também pode escolher músicas de estilos diversos, para agradar a todos os gostos e construir atmosferas diferentes. Se a ideia for criar um momento divertido, escolha canções mais animadas e conhecidas — já que elas deixam as pessoas com vontade de cantar e dançar.

Conte com a colaboração dos amigos

Se você acabou de se mudar e está começando a montar a sua casa, não deixe de pedir ajuda aos seus amigos e parentes. É comum organizar eventos e pedir que os convidados levem suas bebidas ou algum petisco. Além de facilitar a vida do anfitrião, essa prática deixa os convidados mais livres para levarem o que mais gostam de consumir.

Imagem mostra pessoas sorrindo e

Leia também 6 dicas para a hora da mudança.

Você também pode aproveitar amigos habilidosos para conseguir uma ajuda na decoração, na preparação dos petiscos e, quem sabe, até ter uma breve apresentação musical em seu Open House.

Recolha lembranças 

Começar a montar o próprio lar é um momento bastante esperado por muitos jovens. Se você está construindo uma casa pela primeira vez, vai querer se lembrar desse momento no futuro. A festa, então, será o momento ideal para tirar fotos, revelá-las e fazer um mural em alguma parede.

Outra opção é ter um local em que os seus convidados possam deixar recados. Para isso, você pode usar um quadro ou pintar uma parede com tinta lousa. Essa alternativa ainda oferece mais possibilidades para o dia a dia, já que a parede pintada com a tinta funciona como um quadro-negro — você pode escrever nela e apagar quando quiser.

Gostou das dicas para organizar um Open House? Veja mais dicas para montar a sua nova casa lendo o artigo Para deixar tudo mais divertido: tinta lousa transforma ambientes.