Geral 05/11/2013

As empresas que são exemplo de inovação

A Época NEGÓCIOS e a A.T.Kearney realizaram nesta segunda-feira (04/11) a festa de premiação do Best Innovator ? As Empresas Mais Inovadoras do Brasil. A campeã, pelo segundo ano consecutivo, foi a 3M. A empresa, famosa por diferentes invenções como a lixa d?água, o Durex e o Post-it, mostra que não perdeu o fôlego para a inovação.

Para estimular a criação de novidades, a companhia oferece ao funcionário um recurso quase sempre escasso no mundo corporativo: tempo. Todo funcionário precisa dedicar 15% de sua jornada de trabalho para o desenvolvimento de ideias inovadoras.

Ranking Empresa
1 3M
2 Basf
3 Dow
4 Dupont
5 Whirlpool
6 IBM
7 White Martins
8 Fleury
9 Embraco
10 WEG
11 Coelce
12 AES
13 GoodYear
14 Brasilata
15 Tecnisa
16 Algar
17 Eletronorte
18 CPFL
19 Fiat
20 Vale
Pequena empresa RPH
A dedicação à inovação tem dado bons frutos. A empresa deve registrar este ano um crescimento de entre 10% e 13%. O faturamento previsto é de R$ 2,9 bilhões para 2013, volume que deve chegar a R$ 6 bilhões em 2016.

Além da 3M, outras vinte empresas se destacaram na edição 2013 do Best Innovator (veja a lista). O estudo é feito pela A.T. Kearney em 15 países. No Brasil, a empresa realiza e publica o resultado com exclusividade na revista Época NEGÓCIOS.

Este ano, 120 empresas participaram do levantamento. Destas, 75 completaram o questionário e 30 foram visitadas pessoalmente pela equipe da consultoria. O resultado final premiou 20 companhias e uma pequena empresa.

Para chegar ao vencedor, o estudo considera para a pontuação final cinco dimensões de inovação com pesos diferentes: Estratégia (22%), Processos (24%), Organização e Cultura (21%), Estrutura e Suporte (21%) e Resultado da Inovação (12%).

Estratégia: avalia se a estratégia de inovação é desenvolvida e implementada pela alta gestão e se está vinculada à da companhia. Verifica se há metas quantitativas e qualitativas a alcançar.

Processos: Como a empresa se estrutura para gerar ideias e implementá-las. Verifica se há métricas para tornar o processo eficiente e se são consultadas fontes externas.

Organização e Cultura: Examina se a cultura de inovação está disseminada na organização, como se desenvolve e está estruturada.

Estrutura e Suporte: Como a empresa monitora o sucesso da inovação e quais as ferramentas de gestão utilizadas.

Resultado da Inovação: Considera se as inovações são únicas e originais, se têm potencial para promover outras e qual seu impacto no lucro da empresa. São analisadas, também, a qualidade e a evolução das métricas de inovação.

A reportagem completa com o perfil das 10 Empresas Mais Inovadoras do Brasil está na edição de novembro de Época NEGÓCIOS.

Outras publicações