Habilidades reconhecidamente femininas, como a sensibilidade e a delicadeza na comunicação, são utilizadas no setor da construção civil, mais precisamente na construtora Tecnisa.
Dados da construtora Tecnisa mostram que cerca de 90% das compras de imóveis são influenciadas de forma decisiva pelas clientes. Dos apartamentos comercializados pela companhia no ano passado, 38% foram escriturados por mulheres.
Por tudo isso, a Tecnisa resolveu colocar as mulheres na linha de frente do atendimento e, também, aplicar ações de marketing especialmente voltadas para o público feminino.
Todo esse movimento, denominado de mulherização, começou lentamente em 2002. Hoje, por exemplo, uma equipe de quatro engenheiras atua na assistência técnica ao cliente. Os resultados são evidentes: o índice de revistoria dos apartamentos está diminuindo cada vez mais. "As mulheres se colocam com mais facilidade no lugar do cliente e têm mais visão periférica, enxergam os detalhes com precisão", comenta Romeo Busarello, diretor de marketing da Tecnisa.
A companhia estima que 22% do total das vendas ocorrem por meio de indicações. Desses, quase 70% são contatos fomentados por mulheres. Na visão de Busarello, elas reconhecem as empresas que as tratam com mais atenção e, por isso, são mais fiéis às marcas.
Busarello conta ainda que, para atenuar a ansiedade pós-compra, a empresa mantém 42 pontos de contato com os clientes. Nessa direção, inclui diversos mimos pensados diretamente para as mulheres - 20% dos presentes encaminhados, por exemplo, são colocados em caixas. A explicação é simples: "as mulheres adoram caixas porque atrás de uma caixa sempre tem uma grande surpresa", diz o executivo.
Ações direcionadas
Campanhas e ações direcionadas para as mulheres também são desenvolvidas pela construtora. No site há sugestão de que a cliente indique uma amiga. As cartas começam com prezada e não prezado - o "o", nesse caso, é que é colocado em parênteses.
Outros detalhes podem ser percebidos nos imóveis para visitação: nos banheiros, há absorventes e ganchos para bolsas; também existem microcápsulas que exalam aromas de frutas cítricas no quarto do casal, de tutti-frutti no quarto de crianças e de bolo na cozinha, todas as idéias elaboradas sob o conceito da mulherização.
"A Tecnisa está seguindo à risca a tendência de mulherização. Até 20 anos atrás, as mulheres deixavam as tarefas domésticas e tinham dificuldade de encontrar um emprego. Hoje, elas representam 45% da população economicamente ativa do País e constroem carreiras de sucesso. E fazem isso com talento", conclui Busarello.
Mulheres pagam em dia
Segundo dados da Tecnisa, além de terem alto potencial de compra, as mulheres costumam pagar em dia. "A inadimplência é mais presente nos homens", observa Busarello. Pensando nisso, a companhia está estudando adotar uma taxa de risco menor para mulheres.
Mais Informações | FSB Comunicações - 11 - 3061-9596
Ricardo Meireles
ricardo.meireles@fsb.com.br
11 7678-8193
Rafael Faro
rafael.faro@fsb.com.br
11 8304-3434